segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A autoanamnese nos leva a evolução

Eu sempre digo que falo de minhas próprias superações e do controle de minhas próprias emoções.
Manter a calma para mim nunca foi algo fácil, sempre um desafio. Era muito mais fácil o apontar de dedos e a reação impulsiva, do que a simples e boa calma.
Eu nunca soube, até estudar sobre o assunto, o porque disso. Descobrí que sou colérica e sanguínea ou hipertímica ou ainda fogo, pela astrologia.
Enfim, o meu temperamento, herdado geneticamente, é propenso a irritação e impulsividade. E Goleman explica: " temperamento não é destino"  ( obaaa).
A primeira grande ferramenta de transformação veio quando eu me autoconhecí, saber dos próprios limites é libertador. Entender exatamente aonde dói, porque dói e como você gostaria que aquela situação não doesse.
Sem demagogia, posso afirmar que o coaching mudou minha vida, no sentido de trazer conhecimento e uma percepção interna que eu não tinha sobre mim mesmo.
Em decisões difíceis, ficou mais fácil escolher qual caminho seguir, tomar um rumo, ter um foco, saber exatamente aonde eu quero chegar. Isso tudo só foi possível depois de um processo de autoanamnese aonde descobrí meus verdadeiros ideais e a motivação que estava por trás de tudo que eu fazia.
Coincidência ou não, sempre tenho a oportunidade de testar minhas aptidões em gestão da emoção, e hoje tive mais uma rica oportunidade de passar por uma situação difícil em um hospital.
Bem ... cheguei lá com uma tremenda dor de ouvido, muita gente pra ser atendido e poucos profissionais. Para melhorar (isso é positivo) sempre chegava pessoas para passar na minha frente  (situações que ainda não são fáceis de suportar afinal estou em evolução rs), mas o bom de tudo isso é que quando cheguei ao meu limite eu não me descontrolei (não, não sou um robô e isso pra mim é uma vitória de verdade) eu apenas chorei na minha vulnerabilidade humana.
Enquanto lágrimas caíam, uma gota de gratidão pela vitória (gente eu não briguei rs). Evitar um desgaste emocional é, de fato, uma grande conquista.
E assim prossigo em meus estudos e evoluções, passo a passo, com leveza buscando gerar a paz e ser a minha melhor versão.
Finalizo, parafraseando uma frase Augusto Cury: "aqueles que conquistam as suas vidas com lágrimas, respeito e superações, são pessoas verdadeiramente dignas do pódio nas Olimpíadas da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário